Torta para o Dias das Mães




Eu gosto bastante de cozinhar, e aos finais  de semana sempre preparo um almoço ou jantar um pouquinho mais especial, geralmente uma massa.Nem sempre preparo com a maior vontade do mundo, em muitos casos porque a consciência fica martelando, sabem aquele lado mulher, mãe e esposa perfeita que temos que ser?

Pois ontem no dias das mães meu marido já sabia que eu não colocaria minha mão na cozinha, saímos para uma café da manhã gostoso na Della Nonna  e marido preparou o almoço.

Acontece que o meu presente de dia das mães foi um livro maravilhoso que eu namorava há um tempinho, Petit Larousse do Chocolate,  e não deu outra: fiquei com vontade de praticar uma das receitas já ontem, para um café da tarde especial. A receita me chamou a atenção por não  ter farinha de trigo, e o resultado foi tão delicioso  que divido a receita aqui:

Bolo de Chocolate com Amêndoa
- 150 g de chocolate meio amargo picado
- 170 g de manteiga
- 115 g açúcar mascavo
- 3 ovos
-175 g amêndoa moída
- 35g açúcar

Derreta o chocolate em banho Maria(derreti no microondas, 02 min) .
Bata a manteiga e o açúcar mascavo até ficar cremoso. Separe as gemas da clara e junte as gemas, uma  a uma, à mistura da manteiga. Acrescente a amêndoa moída e o chocolate derretido e reserve.

Bata as claras em neve firme,  junte o açúcar refinado e bata mais alguns segundos. Incorpore á mistura de chocolate  despeje na forma, assando por aproximadamente 40 minutos.

A receita do livro diz para servir com chantilly, mas como amo chocolate fiz uma calda rapidinha e joguei por cima. A calda é fácil, misturo em fogo baixo uma colher de creme de leite fresco, 02 colheres de chocolate em pó, uma colher de manteiga e uma colher de açúcar. Mexer até engrossar.

Este bolo fica bem rico em chocolate por dentro, e a conscistência parece um brownie, vale a pena!

2 comentários:

  1. Nossa, vc deve estar super atarefada! mas isso também é bom, não é? Parabéns pelo seu sucesso, sem dúvida, merecido! Qdo vc tiver um tempinho, vc me conta qual chocolate que usou para esse bolo? 70% ou um pouco mais doce? Callebaut? Vi em suas fotografias que vc usa o extrato de baunilha que eu gostaria de encontrar... vc comprou fora? Fiz extrato com as favas e conhaque (não fiquei muito satisfeita com o resultado) mas vou experimentar com rum claro na próxima: tenho a impressão de que com vodka não vai ficar bom... o que vc acha? bjos e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...Olá Edna!

    Obrigada pela sua participação no blog, a receita é interessante né? Meu marido adorou.
    Eu uso o chocolate meio amargo da Nestlé, e o extrato de baunilha puro eu trouxe dos Estados Unidos. Já tentasse usar só a baunilha pura, sempre funciona. E acredito que com o run ficará melhor sim...depois vc me conta tá?
    Abraços,Gisele

    ResponderExcluir

comentarios