Clássica Apple Pie


Em casa eu praticamente só converso em inglês com meu marido. As vezes algumas palavras saem em português surtindo um efeito no mínimo engraçado na frase que estou dizendo.

Fora de casa é díficil eu falar ou confundir  alguma palavra ou  expressão  do português para o inglês.

Já apple pie é uma excessão. È díficil eu conseguir falar torta de maçã. A palavra apple pie me transporta para um aconchego, para aquelas tortas esfriando na janela dos desenhos animados que eu assitia quando criança. E mais ainda por ser a sobremesa preferida do meu marido, desde que ele era a little boy in Nebraska.

Massa:
- 2 1/2  copo americano de farinha
- 1 colhersinha sal
- 1 copo americano de manteiga sem sal, resfriada e cortada em pedacinhos.
- 5 a 6 colhres de sopa de água gelada.

Misture a farinha e o sal. Junte os pedaços de manteiga e vá misturando com a ponta dos dedos, até formar a aparência de uma areia grossa, com pequenos pedacos do tamanho de uma ervilha.
Misture a água, uma colher de cada vez, até os ingredientes estarem bem misturados e começar a juntar a massa.
Pode ser menos ou até mais que a medida de água da receita.
Divida a massa em duas partes. Envolva cada uma no papel plástico e guarde na geladeira por aproximadamente 20 minutos.
( Enquanto isso vá fazendo o recheio)

Abra a massa com o rolo. Forre o recipiente com uma das massas. Recheie e cubra com a outra metade da massa.





Recheio:
- 3 colheres de farinha
- 7 a 8 maçãs cortadas em pedaços ( verde, gala, fuji)
- 1/2 copo americano de açúcar
- 1/2 colhersinha de especiarias como: canela, gengibre, noz moscada e cravo
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 pitada de casca de limão ralada (opcional)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 2 colheres de sobremesa de creme de leite fresco

Em um recipiente grande, misture as maçãs, açúcar, farinha, especiarias, suco de limão e casca de limão. Coloque na massa. Pincele com a manteiga. Feche a massa e pincele com o creme de leite.
Assar por aproximadamente 1 hora no forno a 180º. 

Notas: 
- A massa pode ser feita na batedeira se vc tiver uma planetária. Eu  faço na minha Kitchen Aid (vale cada dólar gasto) com o batedor folha.
- Eu uso aquelas mini jarras de vidro para fazer as medidas. Elas possuem as medidas certinhas. (cup, ml, 1/2, 1/4, 3/4 ...)
- Receita adaptada da martha stewart

5 comentários:

  1. Fiquei com água na boca!! Vou me arriscar a fazer!
    beijos,
    Noelly
    9925-5552

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que linda essas fotos *-* Adoro cozinhar. Vou tentar qualquer dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Noelly e Naatascha,

    A torta é um ouco trabalhosa para fazer, mas com certeza vale o tempo gasto para preparar. O aroma que se espalha pela casa quando está assando é reconfortante.
    Conforme voc~e vão fazendo, ela vai ficando mais e mais fácil o preparo.
    Obrigada pelos comentários! Abraços, Gisele

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de blog é esse? Assim eu ficou louca. hehee... Adoraaando conhecer aqui, e já seguindo.
    Se gostar me segui também?
    http://combarbaraneves.blogspot.com/

    Beijos e até mais

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula L Isensee - analapolli@terra.com.broutubro 02, 2011 7:27 PM

    Esse blog é uma delicia de ver, amei as tortinhas, que esmero com a massa.. e a ttrança então.. coisa linda... eu querrroooooooo
    Ana paula Lapolli Isensee - analapolli@terra.com.br

    ResponderExcluir

comentarios